COMERCIÁRIOS | LOJISTAS

Carlos Patrício > FAQs > COMERCIÁRIOS | LOJISTAS

O setor do comércio varejista do Brasil é o que mais emprega trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas idades. Assim, são garantidos diversos direitos a esses trabalhadores, dentre eles o piso salarial e a vedação legal de se pagar qualquer tipo de comissão “por fora”, isto é, sem fazer constar no contracheque.

Quanto a jornada de trabalho, são devidos os intervalos para refeição e descanso de, no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas, bem como a limitação da jornada de trabalho a 44 horas semanais. Além disso, o trabalho aos domingos e feriados geram o pagamento equivalente a 100% das horas trabalhadas.

A remuneração pode ser: 1- Salário com base no piso da categoria previsto na Convenção coletiva da categoria; 2- Comissionista Puro – O empregado receberá somente o percentual ajustado sobre suas vendas, é aquele que recebe sua remuneração de forma variável, ou seja, seu salário irá depender do seu rendimento, sendo garantido o piso; 3- Comissionista misto – é o empregado que percebe salário fixo mais comissões sobre vendas efetuadas.

Esses são alguns dos muitos direitos dos trabalhadores do comércio.

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *